Malta - Cores, Vida e Contrastes
Além de sempre ter tido muita vontade de conhecer Malta, busquei referências através de livros e revistas, mas não imaginava o quanto a experiência seria enriquecedora.
Começando com o céu e o mar, que hora ou outra estavam exatamente no mesmo tom de azul intenso, contrastando com o amarelado das pedras das construções locais e as pinceladas únicas de cores deixadas pela história de seus moradores. Essa palheta de cores me encantou e me levou a conhecer esse país minúsculo, composto por 3 ilhas no meio do Mediterrâneo, com muita curiosidade.
Malta deixou marcado em minha memória as muitas misturas, principalmente de cores inusitadas, bastante vibrantes e que se harmonizam sem necessariamente combinarem. Nos meus projetos, vejo em muitas obras esse mesmo conceito de cor. As bases geralmente mais neutras, com mistura de texturas e pontos de cores mutantes.
Somando ao encanto visual, também pude entender um pouco dos hábitos e culturas daqueles que vivem em cidades medievais da região e vivenciar toda diversidade de idiomas, costumes e religiões do local.
Pela sua localização estratégica, as Ilhas sofreram muitas invasões e domínios desde a pré-história até à idade contemporânea deixando muitas marcas que podem ser vistas hoje e que estão inseridas nos hábitos e dia a dia da população.
Outro detalhe que chama atenção, é como a população conserva as construções antigas, porém sem abrir mão de terem ambientes com tecnologia e modernidade. Essa mescla de antigo e moderno e o cuidado em preservar, é uma das características que deixa tudo com um ar de muita autenticidade, mostrando que Malta nunca parou no tempo.
E foi incrível! O país é muito mais do que eu imaginava.
É vivo, as cores flutuantes são muito expressivas e presentes, dando uma personalidade única ao local, muito especial e que você encontra em poucos lugares do mundo. Recomendo!!