Escritório Juliana Fabrizzi Arquitetura - Antes e Depois
Irei compartilhar com vocês todo processo conceitual de projeto e de obra que foi necessário para criar o nosso espaço de trabalho.
Na época, a intenção não era apenas mudar de um conjunto comercial para uma casa, mas sim materializar e dar ênfase a alguns conceitos que julgo muito importantes na relação cliente/escritório de arquitetura/fornecedor.
A edificação que me encantou estava em péssimo estado de conservação e à princípio parecia não ser ideal para o projeto de um escritório.
No entanto, o pátio existente no centro da construção me encantou pela possibilidade dele ser um elemento de distribuição de todos os ambientes e de trazer luz e ventilação natural abundante para todas as salas, itens que pra mim são fundamentais para criar conforto com a Arquitetura. Além disso, valorizo muito os espaços ao ar livre. Acredito que o verde das plantas torna os espaços mais vivos, humanizados e que a interação constante com o clima acaba influenciando diretamente e positivamente na qualidade de vida de quem ali viverá. Por isso, o edifício estreito com uma área descoberta que para muitos parecia ser um desperdício, para mim virou o local perfeito para realização de um escritório que pretendo ficar por muito anos.
Antes, nesse mesmo local funcionava um restaurante, portanto a obra para transformar o uso foi grande, durando aproximadamente 4 meses.
Optamos por uma arquitetura minimalista, elegendo o cinza para fachada, piso em cimento queimado, luminárias industriais e uma escada externa leve em concreto que trás independência entre os dois andares do edifício.
A madeira está presente na recepção, em um painel que camufla as portas de entrada, na sala de reunião e no deck da área externa, trazendo aconchego ao contrastar com o cimento.
As cores ganham destaque nos materiais de trabalho, fotos, livros, revistas e vegetação, além de aparecer em destaque na pintura de Bruno Radesca, cujo azul se equilibra com as cores vibrantes das almofadas que alegram nosso pátio.
Hoje, o pátio é muito usado também para descontrair e quebrar a monotonia nas reunião mais longas.
Na sala de reunião, um painel permite que os clientes tenham contato com as amostras dos produtos especificados no seu projeto.
Esse painel é um elemento de trabalho importante para toda equipe, nele testamos possibilidades e materiais, e é nele que finalizamos as especificações de todas as nossas composições.
Montamos um quadro para cada obra e com isso, todos conseguem visualizar o conjunto como um todo, enxergam como os materiais se comunicam e se harmonizam visualmente. Permitimos e pedimos para que os clientes sintam o toque de todos os principais elementos que estarão presentes na sua nova construção . Com isso, as escolhas e definições são realizadas com segurança e nós reforçamos a nossa intenção de transparência e a nossa preocupação constante do entendimento das propostas do escritório para cada cliente
Ao subir a escada, a vista que você tem é do pátio e todos se sentem convidados a usufruir do espaço e tomar um chá quente no inverno e ou gelado no verão que é feito com as ervas que cultivamos no nosso próprio jardim.
Com toda essa transformação, nosso escritório ganhou um espaço acolhedor e agradável, que materializa os conceitos de transparência e parceria que buscamos transmitir aos nossos clientes.
Todos vocês são e serão sempre muito bem vindos aqui!!!