APARTAMENTO HIGIENÓPOLIS
Estamos vivendo um momento único, onde ficar em casa é um ato de se cuidar, de proteger ao próximo e de responsabilidade social.
Quem investiu em projetos personalizados e hoje vive rodeado de tudo o que lhe faz bem está em grande vantagem nessa fase. O morar bem, mais do que nunca, virou sinônimo de viver em uma casa com vida, onde suas memórias afetivas e tudo o que você gosta tenham lugar de destaque.
Fizemos uma reforma em um apartamento antigo em Higienópolis, que é um belo exemplo de projeto que imprime muito do gosto, história e personalidade da proprietária, uma talentosa estilista.
O apartamento possui ambientes e aberturas bastante generosos, estilo bem característico do bairro e por estar em um andar baixo tem o verde das árvores invadindo as janelas.
O ponto de partida do projeto foi uma compra em um antiquário. “Fomos sem saber o que comprar e chegando lá, compramos tudo o que tinha a ver com a cliente, sem ter destino certo para inúmeras peças.” (Arq. Juliana Fabrizzi).
Uma relação de muita confiança começou com esse “garimpo”, que além de boas compras, deu a oportunidade da arquiteta e a cliente se sintonizarem e aprofundarem o conhecimento sobre as expectativas e desejos para o projeto.
Adeptas a misturas de estilos, apreciadoras de arte e com inclinação para o vintage, cliente e arquiteta tiveram muita afinidade. A definição de tecidos, móveis e complementos foi um processo estimulante e divertido. “Muitas coisas a cliente pesquisava e trazia para que eu aprovasse e assim, fui incorporando ao projeto.” (Arq. Juliana Fabrizzi).
Obras de arte e objetos de família já vieram do acervo da cliente e não foi difícil espalhá-los pela casa. O resultado é impactante, alegre e aconchegante ao mesmo tempo.
Para dar mais vida e uso à grande cozinha, foi proposto dividi-la em duas áreas, uma de trabalho mais pesado fechada e outra para finalizações e preparos mais simples que pode ou não estar integrada ao grande living.
Essa intervenção possibilita interação entre convidados e moradores em momentos de elaboração de pratos, cafés e os sucos especiais que a cliente gosta muito de preparar. Além disso, uma grande bancada serve de apoio para refeições mais descontraídas.
A fotografia de Claudio Edinger é a grande atração do living. A expressão da menina retratada traz uma atmosfera de serenidade e sutileza ao espaço.
O lavabo não podendo ser usual, lançamos mão de um móvel antigo que recebeu uma inusitada cuba de espelho.
Nos quartos a mistura de estilos também se faz presente, papéis de parede trazem aconchego e conversam com objetos místicos e étnicos.
No quarto da estilista, cores intensas se misturam sem pudor. Um canto de meditação foi emoldurado e protegido por um biombo antigo adquirido na compra do antiquário.
Esse projeto é muito particular. Vida não falta, os ambientes são únicos e retratam completamente a cliente e o SEU estilo de viver-bem. Acreditamos que esse tipo de moradia que é autêntica, exclusiva, livre de modismos e que expressa os projetos de vida de quem ali viverá, será a grande pedida no mundo pós-pandemia.
Tem coisa mais confortante do que estar rodeada de tudo o que te faz bem e de tudo o que você mais gosta? Sua casa pode ser o melhor lugar do mundo!