NOSSA CASA, NOSSO REFÚGIO

2020. De uma hora pra outra surgiram novos significados para tudo o que conhecemos.

A  definição para a palavra Lar passou a fazer mais sentido pra todos, já que todas as casas viraram literalmente um refúgio, o lugar mais seguro e onde todos precisavam estar seja para trabalhar, relaxar ou restaurar os sentidos.

 A vida moderna nos trouxe muitas alternativas, a rapidez das informações e as oportunidades fora de casa estavam muito atraentes. Para muitas pessoas as casas estavam virando passagem, dormitórios. Lazer, encontros e até mesmo relaxamento estavam sendo realizados em ambientes comerciais.

Quando a pandemia foi decretada e o melhor a fazer passou a ser ficar em casa, a busca de todos passou a ser melhorar os espaços onde vivemos com as pessoas mais importantes das nossas vidas. Trazer mais e mais aconchego, com os desafios de  promover interação e encontros com conforto e acolhimento, criar espaços funcionais para trabalho ou estudo e também criar ambientes que propiciem reflexão, relaxamento e tranquilidade para todos os membros da família.  

Sendo assim, criamos uma enquete no Instagram, ouvimos os novos desejos do nosso público e com base nos resultados, trazemos dicas para te ajudar a passar por tudo isso com mais leveza.


REFÚGIO/CENÁRIO

O momento é marcante. Perdemos contato com a diversidade de espaços que a gente frequentava na nossa rotina. Cansamos de estar sempre no mesmo lugar, de olhar para as mesmas cenas . Para diversificar, faça eventos em casa, crie cenários atraentes para você e seus familiares, mantendo todas as medidas de segurança, claro. Construa boas lembranças dessa fase desafiante que estamos passando.

CENÁRIO cópia.jpg

Faça atividades ao ar livre. Um piquenique no terraço, no gramado ou um café da manhã no jardim ou mesmo na cama, vão te mostrar que as refeições podem ser diferentes, que existem alternativas para vocês não caírem na monotonia do dia a dia dentro de casa.

Um dica incrível e que pode se tornar um alento para quem ama ler, é criar o Canto da Leitura. Poltrona, ou uma bela e confortável cadeira, uma mesa ou escrivaninha e uma luz adequada, já podem ser o começo do seu espaço para desbravar os livros com muito aconchego. Ah, a mesa ou escrivaninha é opcional. Há aqueles que preferem ter os momentos de leitura em uma bela poltrona que propicie grande relaxamento. Faça um carinho para você mesmo, coloque um arranjo de flores próximo, de preferência com um  cheiro que te faça bem. As lavandas são ótimas para isso, criam uma atmosfera de calma e tranquilidade que fazer do momento um ritual bem especial. Uma vela ou um aromatizador de ambientes, também valem.

Os ateliês em casa também estão ganhando força. Espaços onde atividades de criatividade podem ser praticadas, como bricolagem, pintura, costura, entre outros, estão ganhando força. Se você você tiver um quarto ou sala vagos, você pode transformá-los no espaço onde sua criatividade ganha força. Mas se não tiver, um canto onde você consiga se concentrar para exercer as atividades também serve. Lembre-se que dependendo da atividade, a sujeira pode ser inevitável, então leve isso em conta.

Compre cavaletes de pintura, tintas, canetas, se arrisque. Comece colando referencias e vá se arriscando. Se não sair nada de super interessante ou valioso, você ao menos terá observado coisas que te agradam e terá se alimentado de beleza.

Junte a família, faça uma horta para consumo próprio. Pesquisem juntos como plantar, como cuidar. Essa atividade cria uma dinâmica que envolve todos em um processo, onde colher os frutos será gratificante e muito gostoso.

POSITIVIDADE E LEMBRANÇAS AFETIVAS

É fato de que quanto menos vínculos emocionais, familiares e de nossa história a casa tiver, mais difícil o isolamento pode se tornar, conta a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, Cláudia Garcia. Se esses laços não existem, a hora de cria-los é agora. Estamos muito feliz que o momento está mostrando e as pessoas estão sentindo o quanto é importante e gostoso viver cercado por tudo o que traz boas lembranças, algo que sempre incentivamos os nossos clientes.

POSITIVIDADE E LEMBRANÇAS AFETIVAS cópia.jpg

Uma opção simples, fácil e que pode fazer toda diferença em sua decoração e também para você, é colocar porta-retratos em pontos da casa com fotos de pessoas queridas e que lhe remetam à bons momentos e bons sentimentos. Estreitar esses laços, ainda que só por fotos, humaniza o ambiente e dá um significado mais positivo ao dia.


A NATUREZA EM CASA

A natureza sempre está a nosso favor e ela pode transformar o nosso ambiente. As plantas são vivas, tem cores, texturas, estão sempre em desenvolvimento e por isso  trazem movimento. Observar o ciclo das plantas nos lembra que tudo muda e se transforma, isso traz a  sensação de renovação, de esperança e consequentemente de paz. 

A NATUREZA EM CASA.jpg

Cultivar plantas e distribuir flores pelos ambientes, além de dar vida à casa, pode se tornar um hobby delicioso que faz toda diferença para o bem-estar e relaxamento da mente.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, 20 minutos de contato diário com plantas, ajudam a reduzir consideravelmente os nossos níveis de estresse, mesmo o simples gesto de regar uma flor. 


TRABALHANDO EM CASA

Como a maioria das pessoas está trabalhando em casa, um espaço adequado para essa função é muito importante. Barulho, distrações e falta de conforto devem ser evitados. Tente usar uma cadeira e escrivaninha/mesa que possam ter ajuste de altura. Isso fará com que você passe o dia trabalhando sem sentir dores e desconforto.

TRABALHANDO EM CASA cópia.jpg

A iluminação também deve ser lembrada. Se a luz geral do ambiente não for o suficiente e gerar desconforto, lance mão de alguma luminária ou luz natural. Ah, sempre mantenha uma jarra com água por perto para manter a hidratação.

Tente sempre que possível ficar o mais próximo possível de janelas ou portas. A ventilação e iluminação natural farão muita diferença na sua produtividade e no seu bem-estar.


TEMPO COM A FAMÍLIA  
 

Passar o tempo todo com as mesmas pessoas, pode ser um pouco desgastante, principalmente se a casa não tiver espaços separados para cada pessoa. Duas atividades incríveis que podem ser feitas em família e que ajudam muito a melhorar o convívio é cozinhar e ver filme.

TEMPO COM A FAMÍLIA cópia.jpg

Como cozinhar é uma tarefa que envolve várias atividades, cada membro pode ter uma função específica. Além de aumentar os vínculos e socialização, aproxima as pessoas e cria mais laços e lembranças positivas.

O momento do filme é outro que pode ser recheado de descontração. Não sabem qual filme ver ou cada um quer um diferente? Que tal uma votação! Feito isso, hora de deixar o espaço bem confortável e aconchegante para todos. Tanto no sofá, na poltrona como no chão, mantas e almofadas trazem o aconchego para perto e deixam o momento mais agradável.

2222.jpg

Invista em almofadas novas, mantas e tapetes felpudos que tem o toque macio e vão te trazer uma sensação deliciosa de acolhimento e aconchego. 

Ah, não esqueça dos petiscos, que podem ser preparados pela família em uma experiência na cozinha.


PLANEJAMENTO

Durante o isolamento, teoricamente temos mais tempo.

PLANEJAMENTO.jpg

Observe sua casa, veja o que precisa mudar para que ela fique mais prática e funcional. Analise os revestimentos, acabamentos, anote o que você gosta e o que você gostaria de melhorar. Aproveite  o período de confinamento para sentir sua casa, enxergar potencialidades não exploradas, espaços não aproveitados, reveja seus planos, anote seus desejos.

Se for preciso, planeje uma reforma com um arquiteto que você se identifique. Um bom projeto é fundamental para construção de ambientes funcionais e que te tragam boas sensações.

A pandemia despertou em nós a vontade e a necessidade de atuarmos mais no coletivo e menos no individual. Também nos lembrou como é importante nos sentirmos protegidos e acolhidos. Acreditamos que as pessoas irão se cuidar mais, irão valorizar as coisas realmente importantes, como a família, os amigos, os abraços, a natureza e pequenos momentos de alegria e bem-estar.

As pessoas estão valorizando mais o ficar em casa e estão se apropriando de suas moradias de uma maneira jamais vista. Vemos vários clientes e amigos investindo em pequenas mudanças dentro de casa, para tornar a casa mais pessoal. 

As pessoas perceberam e sentiram que a casa precisa fazer sentido para todos que ali vivem, que deve ser reflexo do estilo de vida da família, reflexo de nós mesmos, do que nos faz bem e das nossas memórias. Isso é maravilhoso!

Com certeza,  o papel do arquiteto ganha ainda mais importância na vida das pessoas nesse contexto e num futuro próximo.  Nós profissionais,  precisaremos  ter ainda mais  sensibilidade e criatividade para criar ambientes capazes de estimular e acolher os mais variados desejos e usos com praticidade, versatilidade, funcionalidade, beleza e segurança. 

Viva a Arquitetura! A boa Arquitetura, aquela que faz da sua casa o seu refúgio preferido, principalmente por respeitar e valorizar tudo o que te faz bem. A arquitetura que a gente aqui no escritório ama e segue a risca desde sempre!

Faça da sua casa o melhor lugar do mundo!