CALATRAVA – ARQUITETURA QUE FALA
Santiago Calatrava é uma das grandes inspirações do mercado de arquitetura, felizmente, tive a oportunidade de conhecer algumas obras desse arquiteto incrível, onde vejo mensagem, onde fica nítido em seus traços a intenção e o êxito em causar emoção, de criar sentimentos que sempre tem uma conexão com o propósito da construção.
Calatrava, como é mais conhecido, nasceu no dia 28 de julho de 1951, em Valência, na Espanha e se formou arquiteto pela Universidade de sua cidade natal em 1974. A partir daí, vem marcando seus projetos com o sentimento de liberdade, através da mistura da modernidade do aço e do vidro que é notado fortemente por todos os que apreciam suas formas orgânicas.
Articulações, hastes e cabos sempre chamam atenção em seus projetos, proporcionando um movimento ao conjunto arquitetônico, muitas vezes no sentido literal da palavra. Com o auxílio de programas de computadores e maquetes, ele usa esses componentes resultando em algo que parece desafiar o senso comum.
CROQUIS
Em contraste com toda tecnologia para a idealização de seus projetos, Calatrava faz questão de iniciar cada um deles em aquarela, esboçando cuidadosos croquis, para aos poucos, chegar ao que deseja construir. Como poucos sabem, ele também é escultor e pintor e expões suas obras com certa regularidade em museus do mundo.
Mesmo recebendo várias críticas por exceder o orçamento dos projetos e de disseminar uma “arquitetura de espetáculo”, uma coisa todos reconhecem: seus projetos são com certeza, verdadeiras esculturas e marcos monumentais a adornar a paisagem. Como ele mesmo diz: "A arquitetura é a arte que determina a identidade do nosso tempo e melhora a vida das pessoas”.
PERCEPÇÕES
Museu do Amanhã
Nos projeta para o futuro só de olhar para a edificação.
Ponte da Mulher
Homenageia as mulheres destacando todas sutileza e sensualidade do universo feminino. Todas as vezes que olhei para essa estrutura, vi algo diferente, mas a feminilidade está presente em qualquer vista.
Estação do Oriente em Lisboa
Um marco na arquitetura moderna de Lisboa devido a forma como a estrutura se comporta. O projeto é organizado por camadas superpostas, cortado por ruas, aberto aos ventos. Grandes árvores metálicas sustentam a cobertura translúcida e o edifício fica exposto à iluminação natural.
A cobertura é enorme e feita por imensas abóbadas metálicas que criam sombras espetaculares no piso e nas poucas paredes. Sobre esse projeto só tenho uma consideração: poderia ser chamado de Praça do Oriente ou Praça das Nações. A sensação que tive foi mesmo de estar em uma grande Praça de frente para o Parque das Nações de Lisboa.
Oculus - Word Trade Center Transportation - New York
O projeto de Calatrava em Nova York é um projeto bem especial e mexeu bastante comigo.
Muitas vezes, o Oculus é confundido com o desenho de uma costela, de um passado ou até mesmo algo de outro mundo. Sua enorme estrutura abriga diversas estações de linhas do metrô, um shopping center e restaurantes.
Na verdade, a inspiração de Calatrava foi a de desenhar um grande olho. Batizado de Oculus, a palavra em latim que quer dizer olho, quando visto do alto, é possível perceber o formato que o arquiteto quis dar a obra. E lembra quando eu disse que seus projetos tem movimento, literalmente? Pois então, o grande olho, se abre uma vez por ano, por 102 minutos para fazer uma linda homenagem às Torres Gêmeas.
Exatamente todo dia 11 de Setembro, a bela e impressionante estrutura se abre em homenagem às torres gêmeas, do World Trade Center e as 2996 vidas perdidas ali. 102 minutos foi exatamente o tempo que levou para as duas torres virem ao chão e se transformarem em poeira e ferros torcidos no maior e mais traumático fato já acontecido no mundo.
Como um sinal, uma mensagem, um simbolismo para não nos esquecermos daquele dia, no momento da abertura é possível visualizar a Freedom Tower (Torre da Liberdade) outra torre erguida no local que também fez parte do projeto de recuperação e revitalização da área.
Uma construção poderosa, não só pela sua dimensão e forma, mas também pelo significado que ela tem para os nova iorquinos e para o mundo todo.
CALATRAVA PELO MUNDO
Abaixo, você confere mais algumas obras de Calatrava que são referência mundo afora.
Ponte da Paz, em Alberta, no Canadá
Ponte del Alamillo, em Sevilha, Espanha
Cidade das Artes e Ciências
Auditório de Tenerife
Complexo das Olimpíadas de Atenas, Grécia
Edifício Turning Torso, Suécia
Plaza de Castilla
As construções de Calatrava, aguçam os sentidos, transmitem mensagem, atraem e instigam qualquer pessoa a vivenciar e descobrir significados e propósitos da Arquitetura.