"CASA SANTUÁRIO" GANHA ESPAÇO TRANSFORMANDO OS AMBIENTES DO LAR
Projeto: Mario Cucinella Architects
Um dos reflexos da pandemia de Coronavírus foi a mudança na forma como olhamos para as nossas casas. De acordo com um estudo da agência global de tendências WGSN, motivadas pelo período de distanciamento social, muitas pessoas passaram a criar espaços de refúgio em seus lares para que eles parecessem ainda mais seguros, calmos e reconfortantes. Com isso, novas atitudes estão surgindo em torno de como moldamos nossos espaços e passamos o tempo enquanto trabalhamos para otimizar a vida, aliviar a ansiedade, nos conectar com amigos ou simplesmente mudarmos para o modo de hibernação.
Segundo o estudo, é tempo de repensar o uso dos espaços e criar novas funções a eles. Se a necessidade é relaxar mais, porque não criar um ambiente de relaxamento para meditar ou fazer yoga na varanda? Falta contato com a natureza? Que tal trazê-la para dentro de casa com plantas ou até mesmo uma pequena horta doméstica? A dica é: criar refúgios confortáveis e funcionais, que melhoram a qualidade de vida.
Foto: Maura Mello para Histórias de Casa
Este ano aprendemos na prática a importância de ter um espaço adequado para trabalhar em casa. Estima-se que até 2025, 70% da força de trabalho global trabalhará remotamente pelo menos cinco dias por mês. O cenário deve mudar permanentemente para um que é cada vez mais flexível. As pessoas ficarão mais conscientes de criar um ambiente bonito e organizado já que as videochamadas vieram para ficar.
Projeto: Crate & Barrel
Outro ponto que vimos mudar em 2020: estreitamos nossa relação com a cozinha e elas passaram a ser ainda mais importantes dentro de casa. Durante a pandemia, vimos que cozinhar é fundamental. E não só porque a alimentação é extremamente importante para nos mantermos saudáveis, mas porque as pessoas estão cozinhando como um meio de terapia contra a ansiedade.
Projeto: Co Adaptive Architecture
Ao longo deste ano, tivemos que a prender a estimular e acalmar a mente. E muita gente fez uso do artesanato tradicional, restaurando ou reparando itens. Essas pessoas gastam o tempo construindo estilos de vida mais sustentáveis e autossuficientes. Ou seja, consertar artigos para o lar e roupas está se tornando uma parte importante das rotinas domésticas.
Projeto: Jay Blades
Além da sua casa, o que mais sofreu mudanças ao longo deste ano? Conta pra mim nos comentários ❤️.